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jejum

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Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quarta, 20 Março 2019 08:49 | Última Atualização: Quarta, 20 Março 2019

Uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA) confirmou que um tipo de jejum intermitente é eficaz para a perda de gordura: o 16/8. Nesse tipo de dieta, o indivíduo mantém jejum por um período de 16 horas, e uma alimentação regrada nas demais 8 horas do dia. Mas, tudo com um acompanhamento nutricional.

A pesquisa, realizada pelo professor Wilson César de Abreu, do Departamento de Nutrição (DNU/UFLA), e pela pesquisadora Daiani Evangelista Ribeiro, contou com voluntários que apresentavam obesidade e sobrepeso, sendo divididos em dois grupos de pesquisa.

Um grupo realizou uma dieta tradicional, ou seja, uma alimentação diária equilibrada, com uma restrição energética contínua. Nesse grupo os voluntários ingeriram uma dieta hipocalórica, com déficit energético de 20%, distribuída em quatro ou cinco refeições ao longo do dia, respeitando o hábito da pessoa. Já o outro grupo realizou o jejum intermitente 16/8, com uma dieta hipocalórica com déficit energético de 20% distribuído em quatro refeições programadas entre 12h e 20h.

Acompanhamento profissional

Embora haja controvérsia na literatura científica, o jejum intermitente é considerado, por muitos pesquisadores, uma alternativa viável ao método tradicional de emagrecimento. Porém, nenhuma estratégia deve ser realizada por conta própria. O acompanhamento profissional é essencial para realizar a redução de peso de maneira adequada.

A proposta do estudo foi de usar um protocolo de jejum intermitente menos restritivo, o que pode ter contribuído para a boa adesão dos voluntários. Cabe ressaltar, que a estratégia tradicional foi também muito eficiente, ou seja, o estudo mostra que mais importante que o tipo de estratégia é a adesão do paciente ao tratamento.

Eles explicam que em alguns protocolos de jejum intermitente, há uma alta restrição de energia nos dias de jejum, o que pode fazer com que o paciente tenha um comportamento de ingestão compensatória nos dias sem jejum. Isso pode prejudicar os resultados e trazer prejuízos à saúde.

Os pesquisadores também ressaltam que durante o período de privação de alimento a ingestão de bebidas não calóricas é sempre indicada, como a água, um chá e até mesmo um cafezinho sem açúcar.

“Emagrecimento não é um processo de curto prazo, e sim de médio e longo prazo, pois ele envolve mudança de hábito alimentar. Nosso objetivo é ajudar o indivíduo a ter autonomia para manter uma dieta saudável, equilibrada e controlar o peso por conta própria.” explica o professor Wilson.

Um alerta da OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. A obesidade em médio e longo prazo vai favorecer a ocorrência de outras doenças, apresentando risco aumentado de doenças do aparelho circulatório, cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, alguns tipos de câncer entre outras.

Edição do vídeo: Maik Ferreira  – estagiário  Dcom/UFLA Reportagem: Greicielle dos Santos – bolsista Dcom/Fapemig

www.https://ufla.br/

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