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O termo dieta mediterrânea se refere à dieta tradicional dos mais de quinze
países que cercam o mar mediterrâneo, não sendo uma dieta padrão única, visto que
são de diferentes culturas, religiões e hábitos alimentares. Elas tem em comum o
consumo de frutas, verduras, oleaginosas, grãos, peixes, óleo de oliva e o vinho tinto
que acompanha as refeições¹

A dieta mediterrânea não tem uma proporção exata entre o consumo dos macronutrientes (gorduras, carboidratos e proteínas) mas traz no seu dia a dia alguns alimentos e grupos alimentares típicos, que são os pilares desse método.

Os pratos são preparados de forma simples, como sopas, cozidos, ensopados e os temperos mais utilizados são o alho, a cebola e as ervas aromáticas.

A dieta mediterrânea se baseia principalmente no consumo dos alimentos citados acima e em um estilo de vida mais saudável, com menos estresse e mais movimentação no dia a dia, o que favorece mais saúde e disposição.

Aliar alimentos tão saudáveis com hábitos de vida mais tranquilos faz com que a dieta mediterrânea traga uma série de benefícios ao organismo

Benefícios da Dieta Mediterrânea

  • Redução de triglicerídeos
  • Aumento do HDL colesterol (considerado o “colesterol bom”)
  • Redução do desenvolvimento de câncer
  • Proteção da saúde cerebral e prevenção de doenças neuro-degenerativas
  • Redução dos componentes que levam à síndrome metabólica
  • Previne e retarda o envelhecimento da célula
  • Auxilia no bom funcionamento intestinal
  • Reduz o risco de AVC e infartos
  • Emagrecimento e prevenção de sobrepeso
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Auxilia no tratamento e prevenção da depressão.

4 passos para adotar um cardápio mediterrâneo à sua rotina

Referencias:

1 – Goulet J, Lamarche B, Lemieux S. A nutritional intervention promoting a
Mediterranean food pattern does not affect total daily dietary cost in North
American women in free-living conditions. J Nutr. 2008;138(1):54-9.

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