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Conheça a dieta Dash. A dieta que protege o coração e diminui a hipertensão.

Dash combate a pressão alta e recebe elogios por sua completude nutricional, segurança, capacidade de prevenir ou controlar o diabetes e seu papel no apoio à saúde do coração. Além de emagrecer.

A dieta Dash prioriza os alimentos que geralmente são dados como saudáveis (frutas, vegetais, grãos integrais, proteína magra e laticínios com baixo teor de gordura), e que são ricos em nutrientes que promovem a queda de pressão arterial como potássio, cálcio, proteína e fibras. Também desencoraja alimentos ricos em gordura saturada, como carnes gordurosas, alimentos lácteos e óleos tropicais, além de bebidas adoçadas com açúcar e doces.

É equilibrada e pode ser seguida a longo prazo, o que é uma das principais razões pelas quais especialistas em nutrição a classificam como a melhor dieta, empatando com a Dieta Mediterrânea.

Esta dieta se enquadra na categoria DIETA EQUILIBRADA pela quantidade de proteínas, carboidratos, gordura e outros nutrientes que fornece.

Como funciona?

Iniciar esta dieta não significa fazer mudanças drásticas da noite para o dia. Em vez disso, comece fazendo com que as pequenas mudanças pareçam mais gerenciáveis para você.

  1. Comece adicionando um vegetal ou fruta servindo a cada refeição.
  2. Introduza duas ou mais refeições sem carne por semana.
  3. Use ervas e especiarias para deixar a comida mais saborosa sem o sal.
  4. Lanche amêndoas ou nozes em vez de um saco de batatas fritas.
  5. Troque a farinha branca para a farinha de trigo integral quando possível.
  6. Faça uma caminhada de 15 minutos após o almoço ou jantar (ou ambos).

É fácil seguir a dieta Dash?

Embora possa ser difícil deixar de lado alimentos cheios de açúcar, gordura e sal, a dieta da hipertensão não restringe grupos alimentares inteiros, aumentando suas chances de segui-la a longo prazo.

Você não tem que se preocupar muito em passar fome. Especialistas em nutrição ressaltam a importância da saciedade, a sensação de satisfação de que você já comeu o suficiente. DASH prioriza proteínas magras e frutas e vegetais cheios de fibras, o que deve mantê-lo saciado, mesmo que você tenha reduzido seu nível calórico para beneficiar a perda de peso.

Se você ama alimentos mais salgados, provavelmente terá mais dificuldade no começo. Mas seu paladar irá se adaptar a uma dieta com pouco sal. Capriche nas ervas e temperos.

O que comer?

O plano alimentar nesta dieta é rico em frutas, legumes, leite sem gordura ou produtos lácteos, grãos integrais, peixes, aves, feijão, sementes e nozes. Contém menos sódio; doces, açúcares adicionados, e bebidas contendo açúcar; gorduras; e carnes vermelhas. Esta dieta amiga do coração também é menor em gordura saturada, gordura trans, e colesterol. E rica em nutrientes que são associados à redução da pressão arterial — principalmente potássio, magnésio, cálcio, proteína e fibras.

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